Sobre

nós

Nossa fazenda

Agricultura irrigada às margens

do Rio São Francisco desde 2014.

Membro da AIBA: aiba.org.br

Localizada no Oeste da Bahia a fazenda Barracatu apresenta 1.756 ha as márgens do Rio São Francisco. Vizinha do delta do Rio Grande a propriedade é um celeiro da fauna da caatinga nordestina, constantemente protegida pela família Alonso.

Conheca abaixo um pouco da história desse local mágico.

a3b4811b-4726-4089-93ea-88f2fa5a1214.jpg

Nossa história

Fazenda da família Alonso

­A família Alonso, de longa tradição na publicidade brasileira, decidiu em conjunto, investir em nova atividade. Ciente de que o mundo precisa e continuará precisando de comida, decidiu aliar seu conhecimentos de marketing e tecnologia para aplicar em uma fazenda moderna, irrigada, operada pelos mais atuais conhecimentos de manejo e produção.

 

Após criteriosa procura, a região escolhida foi o município de Barra, localizado no progressivo e pouco conhecido oeste bahiano.

 

Sempre preocupado com marcas, a fazenda foi denominada BARRACATU, BARRA (localidade) + CATU (Substantivo masculino; palavra de origem indígena que significa lindo, belo, bonito, em tupi-guarany). Assim Barracatu é Barra Linda.

 

Localizada à beira do Rio São Francisco, o projeto prevê  9 pivôs para a irrigação, dos quais um implantado e o segundo em fase de projeto, que serão implantados paulatinamente.

 

Dotada de silo secador, balança, maquinários, aeródromo e galpão, a primeira fase está consolidada na operação do primeiro pivô de 110 ha.

0fa19007-a96d-404b-973b-21bab5b8b4cb.jpg

Nossa equipe

Geraldo Alonso Filho

(São Paulo, 1948)

Arquiteto, Publicitário, Curador e Produtor Rural

 

Depois de uma bem sucedida carreira na publicidade, Geraldo decide criar a FGF Agricultura & Negócios Ltda. em 2014, empresa para dar continuidade à história da família Alonso no setor empresarial.

 

Inspirado por seus três filhos, Felipe, Guilherme e Frederico, a FGF nasce com a incorporação da Fazenda Santa Rita de propriedade da ELGE, holding de seus pais.

 

Os resultados positivos da fazenda de Bragança Paulista e tendo como visão estratégica a necessidade do mundo por alimentos, decide investir no oeste da Bahia, às margens do Rio São Francisco, numa propriedade com todos os quesitos da moderna agricultura.

Esta é Barracatu, um projeto de longo prazo, visando desenvolver ainda mais o promissor oeste da Bahia.

Ana Alonso 

Arquiteta

 

Ana Regina é a terceira filha de uma família ligada à Natureza.

A mãe, Dra. Maria Aparecida Vulcano, entomologista, uma das maiores especializada em borrachudos (simulidae). O pai, médico e Comandante da Aeronáutica, Dr.Carlos d’Andretta Jr. prestava serviços ao combate à malária no Xingu, para onde levou sua filha em suas viagens à região.

O tio, o suíço Otto Paulo Keller, veio ao Brasil e se tornou empresário e acionista da Fábrica de Fosforo Granada. Mas seu amor era estudar as cigarras, descrevendo e colecionando as espécies novas da mata brasileira.

Com a infância marcada pela preservação e estudo do meio ambiente, Ana Regina, resolveu cursar a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da

Universidade Mackenzie, onde se formou e encontrou seu marido, o empresário Geraldo Alonso Filho,  com quem se casou em 1974. Tiveram 3 filhos, Felipe, Guilherme e Frederico, todos Augustos.

Trabalhou em arquitetura com Ruy Ohtake e Roberto Loeb.

Sua carreira em computação gráfica se inicia nos anos 80 com os  primeiros computadores Apple “64Bits”.

Pioneira na utilização da plataforma “desktop” Macintosh, assim como na utilização dos software gráficos como PageMaker; Quark Express, Adobe Acrobat, Extension Manager, Illustration, Photoshop entre outros na  Norton Publicidade, onde transformou, o conceito de estúdio “molhado” para estúdio digital, revolucionando, na década de 80 a técnica do layout publicitário.

Sempre parceira de seu marido, foi a editora das imagens e coautora do livro “Norton 60 anos de publicidade no Brasil”.

Em 2014, junto com seu esposo, decidiram investir no oeste da Bahia, na Fazenda Barracatu, aonde realiza o controle financeiro.

Felipe Alonso

Publicitário

 

Felipe é um profissional moderno, multitarefa.

Eclético de formação, tem uma base adquirida na escola e nas suas várias experiências profissionais.

 

Los Angeles, São Paulo, Porto Alegre, Paris e Londres são algumas das cidades onde Felipe trabalhou.

Fotografando, dirigindo comerciais, gerindo gente. Falando, orientando e excutando.

 

Depois de longa carreira no mundo do marketing e da publicidade, onde conquistou o prêmio maior da categoria, o Leão de Ouro de Cannes, Felipe se dedica atualmente à implantação do ousado projeto da família na Fazenda Barracatu. Sua infra estrutura com pista de pouso, permite que Felipe reúna o útil ao seu hobby preferido: voar.

Guilherme Alonso

Administrador

 

Diretor experiente com comprovado histórico de trabalhos na indústria de marketing e publicidade. Profissional com forte atuação em Publicidade, Estratégia de Marketing, Marketing Digital e Identidade Corporativa.

Graduado pela ESPM e pós graduado pela FGV em Gestão do agronegócio, Guilherme sempre demonstrou seu amor pela terra com passagem pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz ESALQ.

Hoje sua atuação é baseada na gestão financeira e software das propriedades da família.

Ivo Corsetti Neto

Gerente

 

Nascido em 1986, loiro e com olhos claros, características de seu avô, Ivo é típico descendente da terceira geração dos laboriosos imigrantes italianos.

Formado em Técnico em Agropecuária, em 2003, pela Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes, complementou seus estudos com cursos adicionais:

• Nutrição de soja para altos rendimentos;

• Nutrição na cultura do café;

• Integração lavoura pecuária (agricultura de baixo carbono);

• Manejo fitossanitário para café, soja, milho, feijão;

• Irrigação em pivô central, entre outros

Em 2003, inicia sua experiência profissional aos 20 anos, no setor de venda de insumos agrícolas da Cocapec-Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas. E graças à seu trabalho é promovido à Gerenciamento da unidade.

 

Em 2017 assume a gerencia das lojas de Socorro e Serra Negra da Colônia Café insumos Agrícolas.

É promovido à  Gerente de equipe de vendas e logo após passa a dar assistência técnica para café, laranja, milho, soja, tomate, morango, adquirindo uma experiência no campo.

 

Em 2010 é contratado pela Agrominas Comércio Atacadista, como vendedor técnico e depois representante de vendas. Nesse período passa a atender a FGF Agricultura como um de seus clientes.

 

Contente com seu trabalho, é contratado por seu cliente, a FGF, em 2014, como técnico agrícola, prestando serviços em sua área de conhecimento na Fazenda Santa Rita, da empresa em Bragança Paulista e na Fazenda de Barracatu.

Rafael Corsetti

Motorista

 

Terceira geração de imigrantes italianos, Rafael é um estudioso.

Desde o segundo grau completo, estudou o transporte de cargas indivisíveis CETPP e depois o transporte de Produtos perigosos CETCI.

Sonhava desde criança ser motorista como o pai. E com a morte dele, foi obrigado a realizar seu sonho cedo, aos 21 anos.

Já como motorista carreteiro trabalhou na Marson e depois na Transportadora Gabi. Rafael tem em seu caminhão sua casa e sofre constantemente com as agruras dos caminhoneiros do Brasil, enfrentando estradas mal conservadas e sobretudo inseguras.

 

Desde 2018, na FGF Agricultura & Negócios Ltda., Rafael é responsável por todo o transporte de máquinas e cargas entre as fazendas da FGF, de propriedade da família Alonso e a Fazenda Barracatu.

IMG_6298.jpg